Júri

Júri | Jury

António Rosa (Presidente do Júri e Diretor Artístico)

Nasceu em Coimbra em 1977. Natural de Vestiaria (Alcobaça), estudou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, Escola Profissional de Música de Almada e é licenciado pela ESMAE, na classe do Professor António Saiote, onde lhe foi atribuído o Prémio Fundação Engenheiro António de Almeida (melhor aluno de cada instrumento em cada ano). Vencedor dos concursos Jovens Clarinetistas, Porto 2000, Marcos Romão dos Reis, Loures 2001, I.C.A., Estocolmo (Suécia) 2002 e Concurso Internacional de Clarinetes de Montroy, Valência (Espanha) 2003.

Membro fundador do Quarteto de Clarinetes do Porto, Horizontes Trio, Marchen Trio, é Solista da Orquestra Nacional do Porto desde janeiro de 2002 e no corrente ano letivo Professor de Clarinete na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. Lançou em janeiro de 2007 e março de 2012 os seus trabalhos discográficos – Projeto XXI – assente em obras de compositores Portugueses contemporâneos para Clarinete e Piano, com o pianista António Oliveira. Em outubro de 2007 obtiveram o prémio para o melhor grupo de Música de Câmara do Festival Internacional de Lleida, Espanha.

Participou com o Projecto XXI em vários espetáculos em Portugal e Espanha e também no Congresso Internacional de Clarinetes como em Vancouver 2007, Canadá, Kansas City 2008, EUA. Empreendedor por natureza, criou em 2008 o projeto “Tempos de Vanguarda”, um conjunto de atividades culturais ligadas à música e às artes em geral, dando especial ênfase à performance ao vivo com artistas de grande qualidade, aos projetos educativos e a criação regular de novas obras e desafios a vários autores da atualidade. Mentor e Diretor Artístico do Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça”.

Kika Materula (Diretora Artística do Xiquitsi e Orquestra Sinfónica do Porto)

Kika Materula inicia os seus estudos musicais em Maputo (Moçambique) aos 7 anos de idade e passa posteriormente pelas escolas Profissional de Música de Évora, Superior de Música de Lisboa e Malmö Academy of Music (Suécia), onde terminou a sua Pós-Graduação na classe do professor Bjorn Carl Nielsen.

Em 2001 venceu a XVI edição do Prémio Jovens Músicos na categoria de oboé em Portugal. Atualmente, desempenha as funções de Solista na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Kika Materula é Directora Artística do Projecto Xiquitsi/Temporada de Música Clássica de Maputo desde a sua fundação, e em Maio de 2016 foi condecorada com a medalha da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Portuguesa.

Pedro Carneiro (Orquestra de Câmara Portuguesa e Escola Superior de Música de Lisboa)

Considerado pela crítica internacional um dos mais importantes percussionistas e dos mais originais músicos da atualidade Pedro Carneiro toca, dirige, compõe e leciona.

Na sua carreira internacional de solista tem colaborado com orquestras como: BBC National Orchestra of Wales, Vienna Chamber Orchestra e Los Angeles Philharmonic sob a direção de maestros como Gustavo Dudamel, Oliver Knussen e Christian Lindberg.

É professor convidado do Zeltzman Festival, dirige no Round Top Festival, no Texas, EUA. É cofundador, diretor artístico e maestro titular da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), Projeto que se internacionalizou em 2009, e que tomou a iniciativa de promover projetos sociais como a Jovem Orquestra Portuguesa e o Notas de Contacto.

Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian na Guildhall School (Londres), em percussão e direção de orquestra. Seguiu os cursos de direção de Emilio Pomàrico, na Accademia Internazionale della Musica de Milão.

Recebeu vários prémios, destacando-se o Prémio Gulbenkian Arte 2011.

Luís Magalhães (Universidade de Stellenbosch, África do Sul)

Magalhães tem surgido como solista e em colaborações de música de câmara por toda a Europa, Brasil, China, Japão, Zimbabwe, Moçambique, África do Sul e EUA. Como uma das metades do duo Schumann-Magalhães, mais conhecido como TwoPianists , lançou também mais quatro CDs aclamados pela crítica. Esta colaboração com a sua esposa foi comparada aos duos de Ashkenazy-Previn e Argerich-Freire (American Record Guide).

Magalhães é co-fundador da editora independente TwoPianists Records, que tem recebido reconhecimento local e internacional. É co-fundador do Festival Internacional de Música de Câmara de Stellenbosch que, desde 2004, se tornou o principal festival de música clássica em solo africano. Também co-fundou o Simpósio Internacional de Piano de Stellenbosch. Magalhães foi agraciado com um Doutoramento em Música pela Universidade da Cidade do Cabo em 2011 e é professor na Universidade de Stellenbosch.

Deu ainda Masterclasses e aulas na Juilliard School de Nova York e em universidades por toda a Europa, Ásia e EUA. Foi júri do prestigiado Concurso Internacional de Piano Tchaikovsky para Jovens Músicos (2012), entre outros. Magalhães é artista internacional da Yamaha.

Luís Tinoco ( Escola Superior de Música de Lisboa e Diretor do Concurso Jovens Músicos RDP)

Luís Tinoco formou-se na Escola Superior de Música de Lisboa. Mais tarde, completou um Mestrado na Royal Academy of Music e um Doutoramento na University of York. Desde 2000, colabora com a Antena 2/RTP como autor de programas radiofónicos sobre a música dos séculos XX/XXI. Para a mesma rádio, é responsável pela direção artística do Prémio e Festival Jovens Músicos.

Dedica-se ao ensino lecionando Composição na Escola Superior de Música de Lisboa. Como compositor, o seu catálogo inclui obras para música de câmara, orquestra e cena. Atualmente é Compositor Associado na Temporada 2017 da Casa da Música, e é Compositor Residente no Teatro Nacional de S.Carlos. A música de Tinoco é publicada pela University of York Music Press e está disponível em CDs comerciais gravados com a Orquestra Gulbenkian (Naxos 8.572981), o Ensemble Lontano (Lorelt 121), e vários agrupamentos de câmara.

Mais informações disponíveis em www.tinocoluis.com

Os comentários estão fechados