Concerto de Laureados antecipado para 23 de novembro

14-11-2017

Check-in dos grupos e Sorteio das Provas Eliminatórias abre o concurso na tarde de 19 de novembro

O Concerto de Laureados do V Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA), e que marca o encerramento desta competição, foi antecipado para o dia 23 de novembro, ajustamento que manterá a mesma hora, 21h00, como habitual no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro. Será também aí que o concurso se inicia, já no dia 19 de novembro, domingo, espaço onde serão efetuados o Check-in dos grupos, entre as 16h00 e as 18h00, e o Sorteio das Provas Eliminatórias, às 18h00, que marcam o arranque do evento.

Relembramos que, entre os participantes, contam-se na sua maioria grupos e instrumentistas oriundos de Portugal, mas também de países como Espanha, Irlanda, Reino Unido, Finlândia e Japão, num total de cerca de 13 formações a concurso e com a presença de mais de 40 músicos, divididos entre as duas categorias (Júnior e Sénior).

Para esta edição, os nomes que irão compor o Júri do concurso são os seguintes: António Rosa (Presidente do Júri, Diretor Artístico e Orquestra Sinfónica do Porto), Kika Materula (Diretora Artística do Xiquitsi e Orquestra Sinfónica do Porto), Pedro Carneiro (Orquestra de Câmara Portuguesa e Escola Superior de Música de Lisboa), Luís Magalhães (Universidade de Stellenbosch, África do Sul) e Luís Tinoco (Escola Superior de Música de Lisboa e Diretor do Concurso Jovens Músicos RDP).

Quanto aos prémios, os vencedores na Categoria Sénior receberão um prémio de €4000 e a oportunidade de se apresentarem em concerto no âmbito do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, do Festival Internacional de Música de Câmara de Sttellenbosch (África do Sul), do Festival de Estoril Lisboa e do Festival Internacional de Música de Maputo (edições de 2018). Para a Categoria Júnior, o prémio será de €2500 também com um concerto no âmbito do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça (edição de 2018).