Apresentação

Câmara Municipal de Alcobaça | Municipality of Alcobaça

O Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça (CIMCA) é uma organização da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) e da Banda de Alcobaça (BA), com produção da Academia de Música de Alcobaça (AMA), que tem como objetivo a divulgação da Música de Câmara, premiando o esforço, o talento e a criatividade dos participantes.

Este é um projeto que procura ainda colmatar uma lacuna nacional no que se refere a eventos que premeiam o mérito de músicos e grupos nacionais e também estrangeiros que encaram o nosso país como uma possibilidade de lançarem a sua carreira, celebrando por outro lado o talento, a criatividade e a capacidade dos jovens músicos.

Nesse sentido, a internacionalização do CIMCA foi um dos objetivos ganhos logo na primeira edição, realizada entre 29 de março e 3 de abril de 2009, onde Alcobaça foi uma plataforma para cerca de 130 músicos e 30 grupos das mais diferentes nacionalidades: Brasil, Estados Unidos, Espanha, Polónia, França, Rússia e Portugal.

Também a 2ª edição (10 e 15 de abril de 2011) contou na sua maioria com grupos oriundos de Portugal, mas também de países como a Alemanha, Espanha, França e Estados Unidos da América, num total de cerca de duas dezenas de formações a concurso e com a presença de mais de cinquenta músicos.

Já a 3ª edição (27 de outubro a 1 de novembro de 2013) acolheu um total de cerca de 24 formações a concurso, oriundas de países como Portugal, mas também Espanha, Alemanha, França, Itália, Holanda, Polónia, Grécia, Letónia, Lituânia, Rússia e Japão, assinalando a presença de perto de 70 músicos.

A credibilidade do Concurso assenta num conjunto de virtudes que começam pela tradição histórica que a Música tem no Concelho de Alcobaça, mas, essencialmente, pela qualidade e distinção do Júri que tem a árdua missão de avaliar as prestações de todos os grupos.

Os comentários estão fechados