Simantra Grupo de Percussão é o grande vencedor do CIMCA 2011

15-04-2011

1.º Prémio da Categoria Sénior vai para Simantra Grupo de Percussão seguindo-se o Trio Anès em 2.º lugar e Trio Musicalis na 3.ª posição, Trio Pessoa agraciado com Menção Honrosa

O grande vencedor do 1.º Prémio do II Concurso Internacional de Música de Câmara “Cidade de Alcobaça” (CIMCA) foi o Simantra Grupo de Percussão, depois de decorrida a Final da Categoria Sénior durante o dia de ontem no Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro. Formado em 2009, este grupo leva assim para casa um cheque no valor de 5000 euros e a oportunidade de realizarem concertos na temporada de 2012 no Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, Centro Cultural de Belém e Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

Nas restantes posições, ficaram o Trio Anès, que ocupou o 2.º lugar (Prémio no valor de 2500 euros), cabendo a 3.ª posição ao Trio Musicalis (Prémio no valor de 1500 euros), tendo o Júri decidido ainda atribuir uma Menção Honrosa ao Trio Pessoa.

Ao Duo Liz, 2.º Prémio da Categoria Júnior (já que o 1.º lugar nesta categoria não foi atribuído) junta-se então os Simantra Grupo de Percussão, actuando ambos os agrupamentos no último dia do CIMCA, 15 de Abril, concertos que se realizarão durante a Cerimónia de Entrega de Prémios e o Concerto dos Laureados, pelas 21h, Cine-Teatro de Alcobaça – João d’Oliva Monteiro.

Biografia

Simantra Grupo de Percussão

Formado no ano de 2009, o Simantra Grupo de Percussão nasce da necessidade de se organizar um grupo de estudos e práticas interpretativas destinado ao repertório da música escrita para percussão. Seus integrantes possuem prémios de interpretação a nível internacional em países como Itália, Portugal e Brasil, tendo extensa experiência em palco em território nacional e estrangeiro. O grupo funciona como um laboratório de pesquisa buscando também a interacção das diferentes expressões artísticas (artes do corpo e artes visuais) com a música contemporânea. Seu trabalho de investigação inclui a valorização e execução do repertório percussivo realizando estreias, primeiras audições e encomendas de obras. A recuperação (arquivo e execução musical) de obras históricas contidas no repertório mas com pouco conhecimento do público também é uma das preocupações desse grupo. Os pilares de sustentação desse projecto passam por ilustrar novos caminhos, novos olhares sobre a performance musical e pela produção e difusão de uma originalidade estética vinculada ao pensamento intelectual-artístico que esteja ao alcance de todos. Apesar da formação recente, o Simantra Grupo de Percussão já “solou” diante da Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro, o “Concert Pour Trois Percussionists et Orchestre D’Harmonie”, de Emannuel Sejourné e vem realizando concertos com estreias e primeiras audições de obras, como a “prémiere” da obra “Recycling”. “Coalling and Sampling” (versão para grupo) de Edson Zampronha no IV Festival Internacional de Percussão de Tomar – Tomarimbando e concerto realizado no CIANTEC’09 – International Congress of Art, New Technologies and Communication contando com primeiras audições europeias.